• Amanda de Oliveira

Estado do Rio pode acabar com cobrança de sacolas plásticas em mercados

Proposta ainda passará por votação na Alerj; algumas cidades do Rio já aprovaram leis similares.


O Rio de Janeiro poderá proibir a cobrança de sacolas descartáveis biodegradáveis em supermercados do estado após votação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Os autores do projeto, os deputados Marcos Vinícius (PTB) e Filippe Poubel (PSL), protocolaram um pedido de urgência na votação nesta terça-feira (9), que ainda será analisado pela Alerj.

Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

De acordo com a proposta, o objetivo é anular o Artigo 2º da Lei 5502/2009, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos mercados e estabelecimentos alimentícios com mais de 10 funcionários. Segundo os deputados responsáveis pelo projeto, a pandemia reduziu o poder de compra do consumidor, o que torna injusto a cobrança pelas sacolas.


“A redução dos custos não foi repassada aos consumidores, por isso eu considero coerente anular a cobrança para beneficiar os que mais necessitam. Desonerando o consumidor, iremos possibilitar o aumento do poder de compra de alimentos, pois teremos a economia de gastos em sacolas plásticas e retornáveis, que atualmente impactam diretamente nas contas da população”, defende o deputado Filippe Poubel.


Cobrança em municípios


Alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro, como São Gonçalo e Maricá, já sancionaram leis similares que proíbem a cobrança por sacolas descartáveis biodegradáveis e cobram multa em casos de descumprimento da medida.


Em São Gonçalo, a lei foi aprovada no dia 17 de setembro, enquanto Maricá sancionou uma lei similar no dia 27 de outubro. Nas duas cidades, o valor cobrado em casos de descumprimento da norma variam entre os estabelecimentos de grande, médio e pequeno porte, além de sofrerem aumento em caso de reincidência.


Use #GazetaConectada📌


Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png