• Redação

Covid-19: São Gonçalo disponibiliza 12 pontos de testagem rápida para população

Exames devem ser feitos por quem tem sintoma da doença ou teve contato com quem está com o vírus

Foto: Renan Otto/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disponibiliza 12 locais para a população fazer exames da covid-19 com o sistema "porta aberta". Os testes podem confirmar a doença em quem está com mais de sete dias de sintomas.


A pasta realiza uma média de 3,5 mil exames por semana. No entanto, os exames devem ser feitos apenas por quem tem algum tipo de sintoma da doença ou que teve contato com quem está com o coronavírus.


Para quem está com os sintomas do coronavírus há mais de sete dias, os testes podem ser feitos em uma das 12 unidades disponíveis. Para os que estão com os sintomas há menos de sete dias, a indicação é seguir para o Centro de Triagem, no Zé Garoto, onde, além do teste rápido, também é realizado o RT- PCR, também conhecido como Swab, que pode confirmar a doença no início da infestação.


Os sintomas provocados pelo coronavírus são febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar e falta do olfato e paladar. “Devem procurar as unidades de saúde todos que estão com os sintomas da covid-19, principalmente, falta de olfato e paladar. E também aqueles que tiveram contato com alguém que teve a doença, mesmo estando assintomático. Neste caso, deve procurar o Centro de Triagem”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gláucia de Oliveira.


Locais dos exames:


Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h;


PAM Coelho, PAM Neves, PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara e Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, de segunda a sexta, das 9h às 16h;


Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h;


Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h;


Tipos de exames:


Rápido e sorologia - realizados através do sangue.


RT-PCR (swab) - realizado através de fluidos nasais.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png