- Redação
Covid-19: Niterói inicia dose de reforço em idosos acima de 90 anos
Previsão é que demais idosos a partir de 85 anos sejam vacinados na sexta (3) e no sábado (4).

Niterói se tornou a primeira cidade do Estado do Rio a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos. Nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), o reforço está sendo aplicado em pessoas acima dos 90 anos. Na sexta-feira (3) e no sábado (4), a prefeitura estima que sejam imunizados os idosos a partir de 85 anos. A vacinação deste grupo é realizada com a vacina Pfizer.
Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade. É necessário ter um intervalo de seis meses ou mais da segunda dose. Arthur Perlov, de 90 anos, foi um dos primeiros idosos a tomarem a dose de reforço na manhã de quarta-feira, no posto drive thru montado no campus do Gragoatá da UFF. “Fui criado em Niterói e voltei a morar aqui há pouco tempo, depois que minha esposa faleceu. Com a minha idade, só posso ficar muito satisfeito porque agora eu tenho mais segurança”, contou Arthur. Pouco depois foi a vez da Ruth Lemos, de 90 anos, também tomar sua dose de reforço da vacina contra Covid-19. “Eu já estava esperando, tomei as duas primeiras doses, não senti nada e foi tudo legal”, disse. Na semana passada, Niterói tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da terceira dose em pessoas que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a vacinação nas casas de repouso e abrigos.
Imunossuprimidos
A Prefeitura de Niterói vai iniciar, nesta quinta-feira (2), a vacinação de reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar:
pessoas com imunodeficiência primária grave;
quimioterapia para câncer;
transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) com uso de drogas imunossupressoras;
pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
pessoas que façam uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias;
pessoas que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune;
pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias). Também podem receber o reforço pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de Mofela, Azaprina, Ciclofosfamid, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe), inibidores Da JAK (Tofacinibe, Baracinibe, Upadacinibe). É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação, laudo médico ou receita médica.
Locais de vacinação 3ª dose (idosos e imunossuprimidos):
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.
Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.
Use #GazetaConectada
📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!