• Amanda de Oliveira

Covid-19: Niterói e SG protagonizam 'rixa' nas redes sociais sobre quem vacinou mais

Número de imunizados utilizado em postagem de Niterói motivou questionamento por parte de São Gonçalo.


As Prefeituras de Niterói e de São Gonçalo protagonizaram, na última terça-feira (29), uma "rixa" nas redes sociais sobre a quantidade de pessoas imunizadas contra a Covid-19 nos municípios. O caso aconteceu após a gestão de Niterói divulgar em uma publicação um ranking com o percentual de vacinação comparando a cidade com dois municípios vizinhos, Rio de Janeiro e São Gonçalo.

São Gonçalo planeja vacinar pessoas a partir dos 28 anos neste sexta-feira (2)/ Foto: Divulgação

Leia mais: Niterói amplia agendamento para vacinação a partir desta quinta


Na publicação, Niterói foi colocado em primeiro lugar no ranking, com, segundo a Prefeitura, 54,94% de toda população imunizada com a primeira dose contra a Covid-19, seguida por São Gonçalo, com 35,69%. Na legenda, a Prefeitura reforçou a posição. "Fazendo um comparativo, Niterói está mais avançada que seus vizinhos", escreveu.


Diante disso, a Prefeitura de São Gonçalo se manifestou nos comentários da postagem e disse que os números não estavam colocados de maneira correta e pediu a correção da arte. Além disso, foi dito também que o município não encarava a campanha de vacinação como uma competição.


"A Prefeitura de São Gonçalo parabeniza a vizinha Niterói pelo percentual de moradores vacinados com a primeira dose contra covid-19, mas informa que já vacinou 46% do público-alvo a ser imunizado, segundo o Ministério da Saúde. Por aqui, a Saúde faz as contas de acordo com o número de pessoas que podem receber a vacina e não pelo total populacional. Não encaramos a vacinação como competição. Estamos aguardando a correção da arte", respondeu.

Leia mais: Prefeitura de São Gonçalo alerta para imunização independente da vacina

No dia seguinte (30), o desentendimento continuou e a Prefeitura de Niterói respondeu ao comentário justificando a maneira com que o percentual foi calculado. Na publicação, a competição citada anteriormente também foi desencorajada.


"Olá! Essa é uma conta que a imprensa costuma utilizar também e por isso usamos. Vamos fazer a comparação com relação ao público vacinável. Também não encaramos como competição, mas fizemos vários quadros comparativos com outras cidades, com o estado do Rio e também com o país para a população niteroiense ter um panorama mais geral da situação atual da cidade. Vamos juntos nesse esforço coletivo para salvar vidas", publicou.

Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png