- Amanda de Oliveira
Covid-19: Maricá divulga novas medidas restritivas e novos postos de vacinação
Atualizado: 22 de mar. de 2021
Durante a transmissão também foi anunciado a prorrogação de programas sociais
A Prefeitura de Maricá realizou, no início da noite desta quarta-feira (17), uma transmissão ao vivo em suas redes sociais oficiais para formalizar a divulgação de novas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre as novidades estão restrições de circulação, mais ônibus disponíveis e novos postos de vacinação contra o coronavírus.

Em relação as restrições decretadas, o prefeito Fabiano Horta anunciou as que novas medidas entrarão em vigor nos próximos dias. De acordo com ele, o objetivo é conseguir refrear o aumento "crescente e exponencial" que foi registrado pelo Governo do Estado em todo o Rio de Janeiro. Confira o que foi decretado:
Proibição da permanência e circulação de pessoas, que não estejam em translado para funções essenciais, entre as 23h e 5h nas ruas, parques, praças e etc;
Bares, restaurantes e estabelecimentos similares poderão funcionar apenas até as 23h;
Proibição da realização de shows, festas e outros tipos de eventos públicos ou privados com pista de dança;
Supermercado e hipermercados devem disponibilizar obrigatoriamente ao menos um funcionário para higienização e aferição de temperatura nas portas do estabelecimento;
Academias de esporte e afins devem funcionar com capacidade de apenas 50%;
Suspensão do calendário de retorno das atividades presenciais na rede municipal de ensino;
Prorrogação de 6 meses do projeto de entrega de cestas básicas e kits de higienização para famílias da rede municipal de ensino;
Aumento do número de ônibus (vermelhinhos) em circulação na cidade;
Prorrogação de 3 meses para o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE);
Reabertura do Fomenta Maricá no dia 5 de abril;
Garantia da continuidade da Renda Básica da Cidadania (RBC), conhecida como Moeda Mumbuca.
A administração municipal reforçou que o não cumprimento das normas estabelecidas resultará em sanções e no possível descredenciamento dos programas sociais em que o indivíduo ou empresa esteja inscrito. Fabiano Horta ainda reforçou que a população deve encarar o momento atual com seriedade. "Gostaria de chamar toda a cidade de maricá para reflexão e ação. É preciso frear o processo que estamos vivendo para que não precisemos paralisar a cidade bruscamente", pediu.
Por fim, o prefeito relembrou que irá formalizar a compra de 500 mil doses da vacina Sputnik V até o fim da semana. De acordo com ele, o recebimento dos lotes será feito de forma gradual e o município estima o tempo de 4 a 6 meses para que toda a população esteja vacinada.
Novos postos de vacinação
A secretária de Saúde, Simone Costa, esteve presente na transmissão ao vivo e divulgou a criação de novos postos especializados para a vacinação contra a Covid-19, que começarão a funcionar nesta quinta-feira (18). Ao todo serão duas unidades móveis, com sistema de drive-thru (cada um em seu próprio veículo), e quatro locais fixos espalhados pelo município, que funcionarão entre 9h e 17h.
Unidades móveis:
Araçatiba, no Aeroporto;
Itaipuaçu, na Subprefeitura.
Unidades fixas:
Unidade de Saúde da Família, no Centro (ao lado do posto de saúde);
Unidade de Saúde da Família, em Barra de Maricá e Cordeirinho (Marinelândia);
Unidade de Saúde da Família, em Inõa (Chácaras de Inõa);
Unidade de Saúde da Família, em Itaipuaçu (Rua 53, Jardim Atlântico).
Por fim, a secretária reforçou que os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção ainda serão vacinados em domicílio. Os demais podem optar por se encaminhar para os postos oferecidos, de acordo com o cronograma divulgado toda quarta-feira. Caso a pessoa perca o dia marcado, é possível ir nos dias seguintes para a aplicação da vacina.
Para receber o imunizante é necessário o cadastro prévio de idosos, que pode ser feito por meio do Whatsapp: (21) 998206868, opção 9.
Use #GazetaConectada