• Gazeta Conectada

Covid-19: Alta de casos e óbitos volta a preocupar município de Niterói

Aumento nos números da cidade indicam uma segunda onda do vírus


Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Desde o início da pandemia do coronavírus, Niterói tomou medidas mais rígidas para o combate à Covid-19, que lhe renderam inclusive um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU). O município registrava queda no número de casos e óbitos, e vinha liberando comércios, shoppings, academias e pontos turísticos conforme os indicadores síntese. Realidade que vem mudando desde que as internações em UTIs apresentaram crescimento pela primeira vez desde maio.


Para representar os estágios da Covid-19 e orientar o grau de flexibilização, a cidade implantou o sistema de transição por cores. Até o mês passado, Niterói se encontrava na fase de alerta - Amarelo 1, quando varia entre zero a cinco, mas os dados registrados na primeira quinzena de novembro mostraram que houve uma maior oscilação no indicador síntese e subiu para 5,3. Assim, fazendo com que voltasse para o alerta máximo, representado pelo Amarelo 2 do sistema.


De acordo com o Painel Covid-19, do Ministério da Saúde, os casos da doença nas duas primeiras semanas deste mês já são 41% do total registrado no mês de outubro, que fechou em 14.525. Já em relação ao número de óbitos, já são 57%. Quatro dos 52 bairros que pertencem ao município tiveram aumento considerável nesse indicador: Icaraí ocupa o topo do ranking com 2095 casos, seguido por Fonseca (1575), Barreto (1151) e Santa Rosa (1115).


Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Niterói, na tarde da última terça-feira (17), Niterói contabilizou 15.987 casos confirmados, 503 óbitos e 95 hospitalizados. Apesar disso, o prefeito Rodrigo Neves se mantém otimista quanto a vacina chinesa, CoronaVac, que tem parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz. “Acredito que no primeiro semestre do ano que vem a gente tenha a campanha de vacinação, mas temos que ter disciplina nos cuidados de preservação”, afirmou.



Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png