• Redação

Coronavírus: Itaboraí apresenta queda no número de casos e flexibiliza regras no município

Prefeitura diz que cidade avançou para 'bandeira verde', com risco muito baixo para contágio; duas mortes por Covid foram registradas na última semana.


Foto: Divulgação/PMI

A prefeitura de Itaboraí divulgou na tarde do último sábado (9) que a cidade registra risco muito baixo para contágio de Covid-19 e que avançou para a 'bandeira verde'. Com isso, está determinado o estado de flexibilização com normalização parcial no município para manter a estabilização dos números.


Essa mudança, segundo a prefeitura, é determinada levando em conta a taxa de ocupação de leitos, a taxa de óbitos comunicados por dia, a evolução do número de atendimentos diários na porta de entrada exclusiva do coronavírus, o percentual de testes realizados e o percentual de incidência de novos casos da doença.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apesar da nova classificação, devem ser mantidos os protocolos de higiene e o uso correto de máscara de proteção facial como obrigatório na cidade. No plano de retomada das atividades do município de Itaboraí, nessa fase, está previsto que as aglomerações devem ser evitadas e os locais públicos de lazer podem ser utilizados.


O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti falou sobre a importância dessa fase em que Itaboraí se encontra e reforçou que a luta contra a Covid-19 ainda não acabou.


“Conseguimos avançar mais um passo com a melhora dos indicadores da pandemia e chegamos na 'bandeira verde', que é abaixo de 1. É importante mantermos a estabilização desses números e não comemorarmos a vitória contra o vírus. A colaboração da população foi importante para alcançarmos a bandeira verde, mas ainda é necessário não aglomerar e manter os protocolos de uso de máscara e álcool em gel”, alerta o gestor da pasta.


Segundo a prefeitura, com a 'bandeira verde', as atividades retomadas (lojas de rua, centros comerciais, feiras, comércio ambulante, atividades desportivas ao ar livre, academias e templos religiosos) estão autorizadas a funcionar desde que respeitando os protocolos de ambiente. Eventos com público ficam liberados desde que respeitem as restrições da vigilância sanitária. Escolas e universidades retornam às aulas presenciais de acordo com o plano de retomada de atividades presenciais.


Em Itaboraí, 102.296 pessoas estão com a vacinação completa, o que corresponde a 55,56% da população alvo. Nesta última semana, a cidade registrou apenas dois óbitos por Covid-19, dado inferior em comparação às últimas semanas.


Desde o início da pandemia até a última sexta-feira (8), foram registrados 64.799 notificações do coronavírus no município. Outros 287 ainda estão em investigação, 881 mortes foram confirmadas e 20.190 casos descartados. Ao todo, 18.713 testaram positivos para a doença.


Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores Roxa (risco muito alto), Vermelho (risco alto), Laranja (risco moderado), Amarela (risco baixo) e Verde (risco muito baixo).


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png