- Gazeta Conectada
Coronavírus: cuidados na hora de viajar neste fim de ano
Dentre as medidas recomendadas, estão o uso de máscara e do álcool em gel durante as viagens
Com a chegada do fim do ano, e consequentemente, as festas, os cuidados devem ser redobrados por passageiros de avião e de ônibus, devido à pandemia do novo coronavírus. Agências nacionais controladoras do transporte aéreo e terrestre, trabalham para que todas as regras e medidas sanitárias sejam seguidas e respeitadas durante as viagens.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), dentre as medidas adotadas, estão o uso permanente de proteção facial, não só para os passageiros, mas também para os funcionários e tripulação.
Ainda de acordo com a agência, também está determinada a organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente do avião.
Outras orientações é de manter o distanciamento entre as pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros, e organização, junto com as empresas aéreas, de espaçamento entre os passageiros nos embarque e desembarques de passageiros.
Viagens de ônibus
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que as empresas operadoras de serviços de transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros deverão observar as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de ações para limpeza e desinfecção dos veículos, em especial aquelas sobre o controle de qualidade dos ambientes climatizados e controle de vetores.
“Ressalta-se que em veículos sem sistema de climatização, recomenda-se que as janelas permaneçam abertas durante a viagem, cabendo também às transportadoras adotar estratégias de modo a minimizar o contato entre os passageiros no veículo”, diz a agência controladora.
A agência também orienta aos passageiros que, se estiverem com sintomas de gripe, especialmente com febre, evitem viajar. Já para os idosos, a recomendação é evitar o transporte público em horário de pico.
A agência ainda alerta sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino interestadual de passageiros, contendo o risco de infecção do vírus, já que a maioria dessas empresas não seguem os protocolos sanitários adequados em suas viagens.
Com Agência Brasil
Use #GazetaConectada