Contrato de exclusividade com Ministério da Saúde impede que Niterói compre vacina contra Covid-19

Cidade vai integrar o plano de imunização do Governo Federal

Prefeito Axel Grael durante conferência com João Dória. Foto: Douglas Macedo

Após o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), informar que a vacinação contra a Covid-19 poderia iniciar no mês de janeiro no município, o governador de São Paulo, João Dória, em reunião com Grael, esclareceu que a compra da CoronaVac não será permitida, já que foi assinado um contrato exclusivo com o Ministério da Saúde.


O encontro entre o governador e o prefeito foi por videoconferência, na segunda-feira (11), junto com o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira. O objetivo da reunião era garantir as 1,1 milhão de doses da vacina para Niterói que o ex-prefeito Rodrigo Neves, em dezembro, assinou o memorando de intenções de compra das doses.

Com isso, Niterói vai integrar o plano de imunização do Governo Federal, que promete iniciar a vacinação ao mesmo tempo em todo o país, a partir do final de janeiro, como anunciou o Ministério da Saúde. A previsão de data, contudo, ainda não foi informada pelo Ministério. Em sua página pessoal no Twitter, o prefeito Axel Grael afirmou que entrou em contato com o Ministério da Saúde informando que a cidade está preparada para iniciar a vacinação neste mês de janeiro.


"Já entrei em contato com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, Fiocruz e Butantan para comunicar que Niterói está preparada para iniciar a vacinação ainda este mês, com equipes e insumos necessários. A compra integral das vacinas do Instituto Butantan pelo Ministério da Saúde é uma vitória do SUS. No entanto, é urgente que o Governo Federal coloque em prática o Plano Nacional de Imunização, do qual Niterói fará parte.", disse Grael.

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou como vai ser o processo de vacinação em Niterói. A cidade vai ter 54 pontos para a população se vacinar: Nas Unidades Básicas de Saúde, nas Policlínicas, no Programa Médicos de Família e no Caminho Niemeyer, como sistema de drive thru.


Niterói foi a única cidade do estado do Rio a participar do esforço mundial pela vacina, participando dos testes da Fase 3 da Coronavac. O imunizante alcançou excelente resultado para casos graves e moderados, com 100% de eficiência, e 78% para casos leves.


Use #GazetaConectada


PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png