• Amanda de Oliveira

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação do mandato da deputada Flordelis

Parlamentar pode entrar com recurso contra a decisão; próxima etapa será votada no Plenário da Câmara.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em votação realizada na tarde desta terça-feira (8), aprovou por 16 votos a 1 a cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ). A parlamentar é acusada de ser a mandante da morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, no bairro de Pendotiba, em Niterói.


Na terça-feira (1º) da semana passada, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) havia apresentado o relatório na comissão que pedia a cassação do mandato da parlamentar, que foi aprovado pelos deputados.


No relatório, que tinha 28 páginas, Alexandre Leite revela que o conjunto de indícios, tomados em encadeamento lógico, são suficientes para que a decisão da perda do mandato fosse tomada. O único voto contrário à cassação foi do deputado Márcio Labre (PSL-RJ).

O processo agora deve continuar no Plenário da Casa Legislativa, que precisa de maioria absoluta de votos, ou seja 257 a favor, para que ela perca definitivamente o mandato. Até o momento, não há data marcada para essa segunda votação.


Caso a cassação seja aprovada também na próxima etapa, a deputada perde sua imunidade parlamentar, que até o momento a manteve fora do sistema prisional e garantiu apenas o uso da tornozeleira eletrônica. Com a perda dessa garantia, Flordelis pode ser presa por ser acusada como a mandante do assassinato do pastor Anderson do Carmo.


A deputada tem, a partir de hoje, alguns dias em que poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão tomada pelo Conselho de Ética. A defesa da parlamentar, formada pela advogada Janira Rocha, ainda afirmou que o colegiado está fazendo um "julgamento antecipado".


"Me parece que esse Conselho de Ética não sabe o que significa o princípio do devido processo legal", disse a advogada.


Com colaboração e supervisão de Fernando Curty.


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png