Com 929 novos casos de Covid-19 em 48 horas, São Gonçalo chega a 40 mil infectados

Município já registrou 1.179 mortes causadas pelo vírus; 38.338 pessoas se recuperaram

Sanitização de hospitais e bairros segue acontecendo como medida de prevenção. Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo atingiu, nesta sexta-feira (22), 40 mil casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia em março. De acordo com os dados do boletim informativo do coronavírus da prefeitura, houve uma alta de 929 casos de quinta (21) para sábado (23), o que ocasionou o novo número de infecções.


Do total de 40.866 casos confirmados, 38.338 pessoas se recuperaram do vírus e 1.179 morreram. A taxa de mortalidade do vírus na cidade, que chegou a ser superior a 3%, teve uma queda de 0,2%. Segundo o levantamento da prefeitura, 56 pessoas seguem hospitalizadas na rede pública de saúde, 27 delas nos leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). De acordo com a prefeitura, 51,92% das vagas disponíveis nos CTIs estão ocupadas.


Na última sexta, a cidade entrou na Fase 1, ou Amarelo 1, que representa nível baixo no risco de contágio pelo coronavírus. De acordo com a prefeitura, foram avaliados cinco critérios para se chegar nesta fase: capacidade de leitos de UTI; capacidade de leitos de enfermaria; variação de óbitos por covid-19; variação de novos casos e variação de pacientes internados.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Dentro da avaliação dos critérios e dados, São Gonçalo teve uma classificação final de oito pontos, em uma escala até 50, o que corresponde ao baixo risco. Entretanto, a variação dos números de mortes sofre alterações diariamente e podem interferir na classificação em que se encontra o município. A prefeitura ainda ressalta que a cidade possui gestão apenas das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores é referente a estas unidades.


Medidas Preventivas


A prefeitura de São Gonçalo prorrogou até o dia 1º de fevereiro as medidas de isolamento social e restrições nos estabelecimentos. Todos os locais em funcionamento devem oferecer álcool gel 70% para funcionários e clientes, exigir o uso de máscara e manter o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.


Também continua proibido qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração. Denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária através do e-mail: vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br ou do telefone (21) 3195-5198, ramal 1005.


Vacinação


São Gonçalo deu início a imunização de profissionais da saúde, idosos e funcionários de instituições de longa permanência na última quarta-feira (20). Até esta sexta, o município informou que 4.661 doses já haviam sido aplicadas, sendo 4.424 para trabalhadores da saúde e 237 em idosos e funcionários das instituições de longa permanência. São Gonçalo recebeu 13.149 doses da CoronaVac. Por enquanto, não haverá vacinação em postos de saúde para a população.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png