• Amanda de Oliveira

Chuva causa pontos de alagamentos e deslizamentos por Niterói, SG e Maricá

Acidentes de trânsito e desabamentos também foram registrados devido ao mau tempo; chuvas devem enfraquecer a partir de amanhã, segundo previsão.


O longo período de chuva, que se estendeu desde a tarde do último domingo (31) até o fim da manhã desta segunda-feira (1º), causou diversos pontos de alagamento pelas cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Registros de deslizamentos de terra, desabamentos e acidentes de trânsito também foram observados nas cidades e compartilhados nas redes sociais por moradores.


Como previsto pelos institutos de meteorologia, o período chuvoso deve diminuir aos poucos apenas a partir do Dia de Finados, que será nesta terça-feira (2).


Niterói

Vídeo: Gabriel Sereno/GC


Em Niterói, uma das esquinas da Rua Monte Alverne, no Barreto, na Zona Norte alagou no período da manhã. Pedestres e moradores do local se viram obrigados a transitar por dentro da grande poça de chuva acumulada que já começava a subir acima do nível da calçada. Motoristas também precisaram trafegar com cautela.


Além disso, equipes da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia estiveram presentes em pontos do bairro de Santa Bárbara e Cubango após o acionamento de moradores acerca de pequenos deslizamentos de terra. Ao todo, a Secretaria registrou cerca de 10 ocorrências, relacionadas a deslizamentos, queda de muro e queda de árvore. Até o momento, não há registro de vítimas nas ocorrências.


Conforme o monitoramento do município, as localidades que registraram os maiores acumulados pluviométricos nas últimas horas foram Morro do Estado, Rio do Ouro, Sapê, Barreto, Maria Paula, Morro do Castro, Boa Vista, Tenente Jardim, Caramujo e Pé Pequeno.


De acordo com a Defesa Civil, o último alerta, divulgado por volta das 11h20, colocou a cidade em estágio de atenção devido aos acumulados de chuva e a previsão de pancadas moderadas a qualquer hora. Em caso de emergência basta entrar em contato com os números 199 ou 2620-0199


São Gonçalo

Fotos: Redes Sociais


Em São Gonçalo, os registros de moradores não foram diferentes e diversos alagamentos tomaram conta das ruas do município. A Rua Paul Leroux, no bairro do Paraíso, ficou completamente tomada pelo acúmulo da chuva e apenas veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, puderam transitar pela via. Moradores também registraram o aumento do nível da volume de água do Rio Alcântara, que ficou próximo de transbordar.


A chuva constante também causou o desabamento de uma casa, no Jardim Catarina, durante a manhã desta segunda-feira. Segundo a Subsecretaria Municipal de Defesa Civil, uma mulher, de 60 anos, se feriu durante o incidente e foi socorrida até o Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier (HLP), no bairro do Zé Garoto. Ainda conforme o registro, o estado de saúde da vítima é estável.


Ainda de acordo com a Defesa Civil da cidade, quatro ocorrências foram registradas no município em decorrência das chuvas. Por volta das 10h30, uma árvore caiu sobre uma casa no bairro de Itaúna e, duas horas mais tarde, outra árvore caiu, desta vez em uma via em Nova Cidade. Conformes os registros, equipes também foram acionadas para um alagamento no Jardim Catarina. Não houve vítimas nesses três eventos.


Maricá

Fotos: Redes Sociais


Em Maricá, algumas ruas também sofreram com pontos de alagamento e a situação irritou os moradores, que registraram o acúmulo de água nas redes sociais. Em uma das publicações, a principal reclamação era a falta de drenagem na Rua Leonardo José Antunes, no distrito de Inõa. "A falta de manutenção nos bueiros, a obra de drenagem que não sai e o resultado é sempre esse rio e casas alagadas", escreveu o morador indignado.


Além da interdição de um trecho da Serra da Tiririca após um deslizamento de terra e vegetação, o tempo chuvoso também causou acidentes de trânsito no município. Em um dos casos, um motorista que trafegava pela Rua 44, em Itaipuaçu, perdeu o controle do veículo na via escorregadia e caiu parcialmente dentro de um valão, na esquina com a Rua 41. Conforme informações preliminares, o condutor não se feriu.


Previsão do tempo


De acordo com o Climatempo, as chuvas ainda não devem dar trégua aos três municípios. A previsão aponta que a precipitação apenas enfraqueça, a partir desta terça-feira (2), em São Gonçalo, Maricá e Niterói.


Na quarta-feira (3), a chuva está prevista apenas para o período da manhã, com diminuição da nebulosidade ao longo do dia, nos três locais. Nas duas cidades da Região Metropolitana, o tempo chuvoso deve terminar na quinta-feira (4), mas com um dia ainda nublado.


Já no município da Região dos Lagos, a chuva fraca permanece e deve parar apenas no dia seguinte (5), encerrando o ciclo constante de precipitações na cidade.


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png