• Redação

Bolsonaro enviará comitiva à Israel para conhecer spray contra a Covid-19

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, presidente ressaltou que Brasil deve participar da fase 3 de testes clínicos do novo método israelense


Com Agência Brasil e Gazeta Conectada


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na última terça-feira (16), em um vídeo publicado nas redes sociais, que enviará uma comitiva brasileira para conhecer o spray nasal EXO-CD24, contra a Covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel.


"Estamos acertando também uma comitiva que vai a Israel, do spray para curar a Covid-19, o EXO-CD24", disse em um vídeo gravado na praia de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. O presidente e familiares passam o período de Carnaval hospedados no Forte Marechal Luz, uma área militar reservada.

Bolsonaro espera que uso experimental possa ser autorizado pela Anvisa. Foto: Debbie Hill/Pool/Reuters

Assim como as vacinas, os estudos de medicamentos são divididos em várias etapas e, no Brasil, precisam de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para acontecerem. Na lista dos ensaios clínicos autorizados pela Anvisa ainda não consta o spray EXO-CD24. Na fase 3 de testes clínicos, o medicamento é administrado a uma grande quantidade de pessoas, normalmente milhares, para que seja demonstrada a sua eficácia e segurança.


"Pelo que tudo indica, o tratamento da Covid-19 em casos graves, através desse spray, tem tudo para dar certo", acrescentou o presidente. Segundo ele, o Brasil deve participar da próxima etapa de testes do produto, que está na fase 3 em Israel.

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), até o momento, não há vacina ou tratamento farmacológico aprovado para Covid-19. As vacinas que estão sendo aplicadas em diversos países, além do spray, foram autorizadas apenas para uso emergencial e ainda estão sendo estudadas.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png