• Redação

Base do SAMU em Maricá é revitalizada e ampliada pela prefeitura

Além da modernização, local recebeu novas dependências.


A Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maricá, do Centro, recebeu reformas e foi ampliada para expandir os serviços à população, além de acomodar melhor as equipes nos trabalhos de educação permanente e continuada.


“Essa obra da nossa base do Centro é mais uma conquista para nossa cidade! Vai fazer muita diferença no atendimento e também na capacitação das equipes, já que vamos ter mais espaço e infraestrutura para os treinamentos”, avalia a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa.


O espaço, antes com aproximadamente 73 m² de área construída, passou por reformas nos dois dormitórios, três banheiros, sala da administração, farmácia e copa. Mais 92 m² foram construídos para abrigar um arquivo de 46 m² no segundo pavimento e o primeiro pavimento com o mesmo tamanho, acomodando sala da coordenação, sala de estudos e capacitação, expurgo e três depósitos (materiais, higienização e cilindros). A base fica no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.


O coordenador da base Leonardo Ribeiro da Silva, que há 13 anos faz parte do SAMU, comemorou e destacou que essa é mais uma vitória para os profissionais atuantes e, principalmente, para a população que conta tanto com os serviços.


“Ano passado inauguramos uma base descentralizada no bairro de Itaipuaçu. Foi uma grande vitória porque ajudou muito a atuação do SAMU, já que a demanda estava grande e hoje as ocorrências têm o tempo resposta mais rápido”, explicou o coordenador.


Novas dependências


A equipe do SAMU de Maricá passou a contar com novas dependências em sua base de operações, que fica no anexo do Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Agora com um total de 165 metros quadrados, a área tem uma sala de coordenação e outra para estudos e capacitação, além de um espaço para depósito e arquivo. O novo espaço foi entregue aos cerca de 70 profissionais numa cerimônia com a presença do vice-prefeito Diego Zeidan (PT) e da secretária de Saúde do município, Simone da Costa.


“É uma entrega importante para eles, que estão o tempo todo na linha de frente. Para a população, um dos benefícios será a melhoria no tempo-resposta às emergências, além de ter a equipe mais treinada e capacitada. Esse investimento no material humano se reflete na melhoria no atendimento”, afirmou Simone.

Novas dependências na base do SAMU. Foto: Divulgação/PMM

O vice-prefeito observou que a nova base vai de encontro ao crescimento que a cidade experimenta. “A cidade é um organismo vivo que cresce, e seus equipamentos também precisam crescer. O atendimento se tornará mais ágil e, com isso, mais vidas serão salvas”, concluiu Diego Zeidan.


A área externa da base operacional teve seu piso asfaltado para facilitar a circulação das ambulâncias e também das ‘motolâncias’ que atendem aos chamados. De acordo com o coordenador Leonardo Ribeiro, a ampliação simboliza uma vitória de quem atua no local.


“É bom para dar maior conforto aos profissionais e também para sua capacitação, pois trabalhamos aqui com educação permanente, a cada plantão”, ressaltou.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png