• Gazeta Conectada

Ato em defesa de vidas negras acontece em São Gonçalo

Manifestação contra o racismo contesta o alto índice de mortes no país


Por Jéssica Cruz


Atualizado: 19:28.


Foto: Divulgação/Silvia Izquierdo

São Gonçalo será palco de mais uma manifestação contra o racismo e morte de jovens negros no país. A concentração para o "Ato Vidas Negras Importam SG", está agendada para às 16h desta sexta-feira (3), na Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto), no bairro Zé Garoto. Os manifestantes seguirão até à sede da Prefeitura, localizada na Rua Dr. Feliciano Sodré, Centro.


Como o último, o “Ato Vidas Negras Importam SG”, será pacífico e é motivado pelos crescentes registros de racismo e assassinatos, no país. O caso de João Pedro, adolescente atingindo por um tiro de fuzil dentro da casa onde morava com a família, no Complexo do Salgueiro (SG), é um forte exemplo, além, da morte do menino Miguel, que perdeu a vida ao cair do prédio, em que estava sob a responsabilidade da patroa da mãe. No último caso citado, a acusada está sendo indiciada por abandono de incapaz.


Segundo uma das organizadoras, Nanda Matinny, esta manifestação visa pedir justiça pelos negros discriminados e marginalizados, no país.” É de suma importância um ato neste momento que vivemos na sociedade e, inclusive, em nossa cidade. Nosso movimento decidiu resgatar a luta antirracista, por conta da morte do João Pedro, que foi fuzilado dentro de casa enquanto se protegia do vírus e brincava com os primos. Em nosso primeiro ato, contamos com o apoio de alguns movimentos que apareceram na hora, então decidimos fazer este segundo, para reafirmar o que queremos: os assassinos de João Pedro, presos”, expressou a diretora Executiva do MPJ em Disparada São Gonçalo.


Vale destacar que desta vez, seis movimentos estão envolvidos no protesto que está sendo divulgado através de uma página do Facebook, onde, aproximadamente, 70 pessoas já confirmaram presença e outras 230 demostraram interesse. A estimativa é que, em média, 300 pessoas participem do ato.

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png