• Redação

Aprovado na Câmara, estacionamento rotativo aguarda sanção do prefeito Capitão Nelson em SG

Sistema inédito na cidade visa melhorar o ordenamento público, diz prefeitura.


A cidade de São Gonçalo vai implantar o estacionamento rotativo controlado pago, o Zona Azul, em vários pontos da cidade, regulamentando um serviço até então inexistente na cidade. O objetivo é melhorar a acessibilidade das pessoas, dinamizando o comércio local, beneficiando motoristas e comerciantes e colaborando com o ordenamento urbano.


Aprovada na última quarta-feira (18) na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, a implantação do sistema terá seu processo iniciado após sanção do prefeito Capitão Nelson. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Transportes já está trabalhando no planejamento para a regulamentação e posterior operação do sistema. Após essa etapa, haverá uma licitação para definir a empresa que vai explorar o serviço no município, bem como data de início e forma da cobrança, número de vagas e valor.

Locais serão identificados por placas com informações sobre o estacionamento. Foto: Divulgação/PMSG

“A regulamentação do estacionamento rotativo vai trazer segurança para os motoristas, que não ficarão sujeitos a cobranças descabidas por parte de guardadores não autorizados e não terão seus veículos removidos por estacionamento irregular. Terá valor fixo. Além disso, o cidadão terá diferentes opções de estacionamento pelo município”, disse o secretário de Transportes Fábio Lemos.


Os locais serão identificados por placas com informações sobre o estacionamento, horário de funcionamento e posição do veículo perante a via. Haverá demarcações dos espaços e sinalização das vagas e trechos atendidos pelo sistema.


A fiscalização do sistema e sua operação ficarão a cargo do Órgão Executivo de Trânsito Municipal, que será encarregado de organizar, gerenciar, gerar, alterar, ajustar e fiscalizar as áreas de estacionamento remunerado nas vias públicas através do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado.


O secretário Fábio Lemos esclareceu que todo o processo será precedido por campanha de divulgação, detalhando todas as etapas de implantação do sistema, para que a população esteja bem informada e possa utilizar o serviço com segurança e tranquilidade.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png