Após denúncias de aglomeração, Prefeitura de São Gonçalo fiscaliza bares do munícipio

Fiscalizações noturnas em bares e restaurantes da cidade vão acontecer toda semana

Equipes da Guarda Municipal deram suporte às secretarias na ação. Foto: Divulgação.

Após receber denúncias de aglomeração em um bar na Cidade Nova, a Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na noite de quinta-feira (14), uma operação de fiscalização em estabelecimentos noturnos da cidade, através de uma ação integrada entre a Secretarias de Ordem Pública, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.


A ação, ordenada pelo prefeito Capitão Nelson, teve início por volta das 21h. Segundo a denúncia, o bar localizado na esquina das ruas Vicente de Lima Cleto e Avenida Presidente Kennedy, no bairro Nova Cidade, estava funcionando sem cumprir as ordens de medida protetiva. Os clientes estavam sem máscaras e desrespeitando medidas de distanciamento social, por conta da superlotação do espaço. O responsável pelo estabelecimento foi orientado pelos agentes da Vigilância Sanitária e recebeu uma notificação.


O trabalho preventivo realizado em conjunto entre as secretarias tem como objetivo evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus e impedir o descumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos pelo município. De acordo com a fiscal Rosaura Rodrigues, da Vigilância Sanitária, as ações, inicialmente, serão apenas educativas.


“A integração entre os órgãos é fundamental para que a cidade possa avançar. Vamos trabalhar sempre assim, integrados, coordenados e nas ruas, a exemplo do prefeito Capitão Nelson, que diariamente percorre a cidade, vistoriando obras e unidades que prestam atendimento à população. É assim que o prefeito determinou e assim nós vamos trabalhar”, disse o Secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo.

Após a ação inicial, a equipe seguiu para o bairro do Mutondo, na Rua Dr. Alfredo Backer, onde um bar e um restaurante também receberam notificações de cumprimento de medidas sanitárias. Novamente a equipe retornou para o bairro Nova Cidade, finalizando sua ação em outro bar da Rua Vicente de Lima Cleto. Apesar de ser uma operação educacional, as notificações feitas podem ter aplicação de multa.


“Esse tipo de ação é fundamental e tem que acontecer sempre, de forma contínua, é bom para todos, pra você, pra mim ”, disse o dono de um dos bares notificados.

FISCALIZAÇÃO REFORÇADA


A ação de fiscalização noturna em bares e restaurantes da cidade de São Gonçalo teve início no último dia 7 e irá se estender por toda semana, de quinta-feira à sábado, sempre a partir das 21h. As fiscalizações diárias em lojas e demais estabelecimentos também serão mantidas.


O descumprimento das normas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus, pode resultar em notificação da Vigilância Sanitária, incluindo aplicação de multa.


Os estabelecimentos devem por obrigação cumprir as seguintes orientações:


  • Oferecer álcool em gel 70% para funcionários e clientes;

  • Exigir o uso de máscaras faciais e manter distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas;


A realização de atividades com presença de público, tais como, como eventos desportivos, shows, comícios, passeatas, parques internos e externos, lojas e salas de jogos continuam proibidos.


As denúncias podem ser feitas através do e-mail: vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br

E através do telefone: (21) 3195-5198, ramal 1005.


Use #GazetaConectada


PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png