• Redação

Após anunciar o esgotamento da vacina, Niterói solicita nova remessa de doses

Mais de 20 mil pessoas já foram imunizadas na cidade; doses estão esgotadas em policlínicas sem previsão de chegada

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói solicitou ao Ministério da Saúde e ao governo do estado uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para prosseguir a imunização na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 20.325 pessoas – entre trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência – receberam a primeira dose no período de três semanas, esgotando o imunizante nas policlínicas municipais. Como não há mais doses disponíveis, a vacinação em policlínicas foi suspensa. Em pronunciamento nas redes sociais nesta segunda-feira (08), o prefeito Axel Grael reiterou que Niterói estará preparada para retomar a vacinação assim que receber mais doses do governo federal.


“Nós iniciamos a vacinação em Niterói no dia seguinte à chegada das primeiras doses na cidade. Seguimos o critério de prioridades determinado pela legislação e também de acordo com a nossa preocupação com os mais vulneráveis. Priorizamos os trabalhadores da saúde na linha de frente e os idosos em instituições de longa permanência. Passamos em seguida para os profissionais de saúde acima de 60 anos e também os idosos acima de 90 anos, incluindo os acamados. E nesta segunda-feira, quando iniciamos a vacinação de pessoas acima de 88 anos, nossos estoques acabaram. Nós aguardamos a chegada de novas doses, embora não haja nenhuma previsão do Ministério da Saúde. E anunciaremos a retomada do nosso cronograma assim que essas vacinas chegarem”, explicou o prefeito.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que apesar de idosos somarem apenas um terço dos casos de Covid-19 em Niterói, eles representam 82% dos óbitos ocorridos no município. Por isso, o grupo foi considerado prioritário após a imunização dos trabalhadores da saúde que estão atuando na linha de frente, porque ficam mais expostos ao vírus.


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que Niterói está pronta para retomar a vacinação assim que receber novas doses.


“Niterói tem um plano estruturado e profissionais competentes, habilitados e treinados nas unidades de saúde para realizar a vacinação. O Município tem sido exemplar até agora no processo de aplicação de vacinas contra o novo coronavírus. Estamos entre os municípios que aplicaram mais vacinas por habitante na Região Metropolitana, com uma vacina para cada 25 habitantes, em média. Mas temos hoje um limite, que é a disponibilidade de doses. Nossa intenção é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Mas, para apresentar um calendário que seja real, e não uma peça de ficção, precisamos saber a quantidade de vacinas que iremos receber e o dia em que elas chegarão. E hoje não temos essa informação do Ministério da Saúde”, explicou Rodrigo Oliveira.


O secretário esclareceu ainda que as 11.620 doses em estoque na cidade são para a segunda fase de vacinação de trabalhadores de Saúde da linha de frente de combate à Covid-19. A imunização para esse público específico inicia nesta semana nos locais onde eles trabalham. É importante ressaltar que, de acordo com a bula da vacina, é necessário um intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses para garantir a eficácia da vacina.


Acamados


A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos pode ser agendada pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com, que deve informar nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone para contato.


Carnaval


A Prefeitura de Niterói cancelou os pontos facultativos da segunda e quarta-feira da semana de Carnaval. Com a medida, que será publicada em Diário Oficial nos próximos dias, os serviços municipais funcionarão normalmente nos dias 15 (segunda-feira) e 17 (quarta-feira).


“Essa medida é importante porque nós temos a expectativa de que possam chegar novas doses de vacina nos próximos dias e usaremos essas datas para avançar na imunização da população, vacinando grupos prioritários que serão anunciados assim que essas doses cheguem”, afirmou o prefeito Axel Grael.


Continuam proibidos eventos relacionados ao carnaval em Niterói para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. Não será permitida a realização de eventos em ruas, casas de festas, bares, clubes, restaurantes, quiosques e locais similares, bem como a realização de quaisquer festas, blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos ou fechados promovidos por iniciativa pública ou particular no período de 12 a 17 de fevereiro.


Boletim


A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 27.046 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 28.177 casos confirmados da doença e 166 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 765 óbitos.


Use #GazetaConectada

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png