• Fernando Curty

Após 'antecipar' Rua Paulo Gustavo em mapa no endereço errado, Google corrige falha

Mudança, além de ter sido adiantada, havia renomeado a Rua Otávio Carneiro, ao invés da Moreira César.

Arte: Fernando Curty/Fonte: Reprodução

Durante a última semana, usuários de Niterói relataram uma mudança no mapa da região de Icaraí, Zona Sul da cidade, no aplicativo Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra fornecido pela empresa Google. De acordo com os relatos, o aplicativo "antecipou" a homenagem que pode ser prestada ao ator Paulo Gustavo, morto no último dia 4 por complicações causadas pela Covid-19, e alterou o nome de uma das ruas do bairro antes mesmo do projeto virar lei.


Além de ter adiantado a mudança, usuários informaram que o serviço de mapas fez a alteração do nome em uma rua diferente da proposta pela Prefeitura de Niterói. O endereço em questão que pode homenagear o ator é a Rua Coronel Moreira César, paralela à orla da praia de Icaraí, e a rua que havia recebido o nome de Paulo Gustavo no aplicativo foi a Otávio Carneiro, que liga a Gavião Peixoto à Praia de Icaraí.


A mudança ficou no ar por alguns dias no sistema do aplicativo, até que a empresa Google corrigiu o erro e retornou ao nome anterior da rua nessa quarta-feira (12). Após a correção, inclusive, a empresa passou a identificar a Rua Coronel Moreira César, aprovada em consulta pública para ser renomeada, também como Paulo Gustavo nos buscadores do aplicativo.

Rua Otávio Carneiro já aparece normalmente no aplicativo. Foto: Reprodução

Procurada pela reportagem da Gazeta Conectada, a Prefeitura de Niterói não emitiu uma resposta acerca do ocorrido até o fechamento desta edição.


Moradores aprovam homenagem


O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), informou que irá encaminhar uma Mensagem Executiva à Câmara dos Vereadores depois da expressiva aprovação da população na consulta pública realizada pela Prefeitura através da plataforma Colab. Ao todo, mais de 31 mil pessoas responderam "sim" à pergunta "Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?”, que representam 90,2% dos votos na enquete.


De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura, 70% dos votos foram respondidos por mulheres. Além disso, o bairro de Icaraí, onde fica a Moreira César, teve quase 11 mil votos. A faixa etária com maior presença na votação foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida pelo grupo de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 (17%).


Niteroiense nascido e criado, Paulo Gustavo morreu no último dia 4 de maio, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19. Ele ficou internado em um hospital particular no Rio de Janeiro mais de um mês desde que contraiu o vírus. O ator e humorista era um apaixonado pela cidade e fez questão de utilizar em sua franquia de filmes o município como cenário de fundo.


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png