Os primeiros comtemplados com a vacina foram três profissionais da saúde; Ao todo, 2.310 doses foram distribuídas ao município

A campanha de vacinação contra a Covid-19, começou na tarde desta terça-feira (19) no município de Itaboraí.
As primeiras doses da CoronaVac, do Instituo Butantan, chegaram no Centro de Armazenamento de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde, no fim da manhã de hoje, com 2.310 doses, garantindo o primeiro ciclo de aplicação.
O secretário municipal de Saúde, Cosme Salles Filho, junto com equipes da pasta, receberam os lotes. As vacinas foram distribuídas para as principais unidades de combate ao vírus em Itaboraí.
“A chegada das vacinas representa a esperança da população de Itaboraí. Primeiro serão imunizados os profissionais da linha de frente e os idosos que estão em abrigos. A campanha começou no posto Milton Rodrigues e, simultaneamente, estaremos em todas as unidades de linha de frente que são de urgência e emergência, os hospitais Covid, as residências terapêuticas e abrigos”, disse o secretário.
Os primeiros selecionados para receber a vacina, foram três profissionais da área de saúde que atuaram na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.
Os contemplados, de acordo com a Saúde, foram a enfermeira Daiane Carvalho da Silva Pereira, de 39 anos, o médico pediatra infectologista Antônio Carlos de Medeiros Pereira, de 67 anos, e a funcionária de serviços gerais do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Mônica da Rosa Marques, de 48 anos.
“Estou muito agradecida por ser uma das primeiras a tomar vacina. Eu tive Covid-19 duas vezes e fiquei muito preocupada de transmitir para minha família. A gente que está trabalhando no hospital, vê os casos da doença e fica muito preocupado. Eu peço para que todos continuem os cuidados, porque manter os protocolos é demonstrar amor ao próximo”, declarou Mônica da Rosa.
PRIMEIRAS DOSES DA VACINA
O início da aplicação da vacina, aconteceu no posto de saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha, durante o lançamento da campanha de vacinação do município. O prefeito Marcelo Delaroli e o vice-prefeito Lourival Casula, além do secretário municipal de Saúde, Cosme Salles Filho, marcaram presença no evento.
“Ainda estamos enfrentando a pandemia, não podemos nos descuidar mesmo com a chegada da vacina. Estamos com uma grande operação de logística que demonstra a união dos poderes em Itaboraí. Queremos terminar o quanto antes a vacinação e levar esperança para que nossa vida volte ao normal”, declarou Delaroli.
A Secretaria Municipal de Saúde, pretende liberar as doses para os pacientes que forem selecionados. Estima-se que cerca de 2 mil profissionais de saúde recebam a primeira dose da vacina ainda na primeira fase, além de mais de 100 idosos que vivem em abrigos.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com a Saúde do município, a recomendação é de que, caso o cidadão venha a apresentar qualquer um dos principais sintomas recorrentes a Covid-19, comece de imediato o isolamento social.
Entre os principais sintomas estão:
perda de olfato ou paladar,
dor de cabeça,
febre,
coriza,
tosse,
falta de ar
diarreia por dias consecutivos
É importante ressaltar que cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, devido a diferentes tipos de doenças coexistentes, e por isso são importantes serem observados.
Use #GazetaConectada