• Amanda de Oliveira

Alunos e funcionários da UFF protestam contra cortes nas verbas das universidades

Manifestantes empunharam cartazes a favor da educação e contra a diminuição do orçamento.


Alunos e funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram um protesto no fim da tarde dessa quarta-feira (19), em Niterói, contra o corte de verbas no orçamento de faculdades públicas do país. A manifestação se concentrou inicialmente na Praça São Domingos, no bairro do Gragoatá, por volta das 17h, e seguiu em direção às Barcas, no Centro, já próximo às 21h.

Protesto durou cerca de cinco horas. Foto: Divulgação

Leia mais: UFF e UFRJ participam de ato nacional contra corte de verbas federais


Dentre as demandas do movimento, intitulado de "Eu defendo a UFF contra os cortes", os participantes pediam pela reversão da redução no orçamentos da universidade, além de se posicionarem contra a gestão do atual governo federal, com faixas pedindo "Fora Bolsonaro", presidente da república.


Pelas redes sociais, estudantes da universidade circulam um abaixo-assinado com o objetivo de pressionar o Ministério da Educação a favor da reversão dos cortes e bloqueios no orçamento da universidade. O objetivo é alcançar o total de 35 mil assinaturas inicialmente e, até o momento de fechamento desta edição, faltavam apenas 212 participantes para atingir a meta.


Apesar de não ser estudante ou servidor vinculado à universidade, Eduardo Coelho acompanhou os manifestantes e afirmou ser um defensor da mesma causa. "Estava faltando os estudantes se manifestarem. Pretendo continuar apoiando (as manifestações), concordei com as pautas. Pessoal estava bem motivado", diz.


Redução no orçamento


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a UFF se pronunciaram, no último dia 12, para esclarecer que, devido a redução orçamentária, as instituições conseguirão funcionar apenas até julho deste ano. De acordo com as reitorias, essa é uma situação passada por todas as federias atualmente, que tiveram cortes nas verbas destinadas ao pagamento de contratos essenciais, energia, água, limpeza e manutenções básicas.


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png