• Redação

Além de dar nome a rua, Paulo Gustavo pode receber mais homenagens em Niterói; veja

Ator pode receber estátua de bronze e ter um Circuito Turístico Cultural.

Personagem do ator, "Dona Hermínia" teve como base Niterói em suas histórias. Foto: Divulgação

Após abrir uma consulta pública através do Colab sobre a mudança do nome da rua Moreira César para Ator Paulo Gustavo, a Prefeitura de Niterói informou, neste domingo (9), que planeja render mais homenagens ao humorista niteroiense, morto por complicações causadas pela Covid-19. De acordo com a Prefeitura, a ideia é também construir uma estátua de bronze no Campo de São Bento e criar um Circuito Turístico Cultural com regiões da cidade que eram mencionadas nos filmes do ator.


A primeira sugestão de homenagem surgiu na última semana, quando Niterói iniciou o questionamento à população se concordavam com renomear uma das principais ruas do município, a Moreira César, que fica em Icaraí, na Zona Sul, área em que Paulo Gustavo viveu seus primeiros anos de vida e grande parte da juventude. Ao todo mais de 34 mil pessoas participaram da consulta e cerca de 90,2% votaram "sim", apoiando a ideia da substituição dos nomes.


Por conta disso, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), vai enviar nos próximos dias à Câmara de Vereadores uma Mensagem Executiva solicitando a alteração do nome da rua. Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade, ficando a frente do plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, que contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses.


Além de dar nome a uma rua, a Prefeitura de Niterói planeja também render outras duas homenagens ao ator. Uma delas está relacionada a sugestões populares, muito citada nas redes sociais, que é a construção de uma estátua de bronze em tamanho natural do ator no Campo de São Bento. A outra ideia, contudo, tem a ver com a franquia de filmes Minha Mãe é Uma Peça, em que a personagem do ator se inspirava em sua própria mãe, Déa Lúcia, e vivia momentos bem divertidos em Niterói.

Campo de São Bento deve receber uma estátua do ator. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Com isso, a Neltur vai criar o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, em homenagem ao ator. Este circuito terá entre as atrações a Ilha de Boa Viagem, o MAC, o calçadão de Icaraí, o Campo de São Bento, a Confeitaria Beira-Mar e a Praça do Rádio Amador, locais que já estiveram presentes nas telas do cinema graças ao ator e seus filmes.


Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. Belos locais da cidade, como a Praia de Boa Viagem, o Campo de São Bento e Icaraí ganharam todo o País. O ator e humorista morreu na noite da última terça-feira (4) por complicações da Covid-19 após 52 dias internado. Diversas vezes o ator se mostrou preocupado e engajado na luta contra o coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis.


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png