• Redação

Aeroporto de Maricá está capacitado para voos regionais e executivos

Local funcionou como um aeródromo até 2018 e agora foi equipado para outros tipos de voos.


A prefeitura de Maricá divulgou, nesta quarta-feira (20), que o Aeroporto Municipal de Maricá já está totalmente capacitado para receber voos de aviação regional ou executiva. Na última quinta-feira (15), foi publicada a inserção do local com permissão para voos com Instrumental Flight Rules (IFR) na classificação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que regula a aviação do país.

O aeroporto foi inaugurado há três anos, em 2018. Foto: Divulgação

De acordo com a prefeitura, a implementação do IFR, que permite decolagens, aproximações e pousos mesmo com pouca visibilidade, se somou a outros recursos operacionais, como o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), que consiste em um conjunto de luzes que auxilia o piloto e baliza a pista em operações de pouso noturno. Conforme disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Neto, o momento representa um importante avanço na região.


"Essa nova qualificação técnica do aeroporto municipal de Maricá atesta a enorme vocação estratégica desse terminal para funcionar como alternativa para a aviação regional, de apoi ao offshore e de pequeno porte em nosso estado. Somado ao equipamento de pouso noturno, o IFR garante operações com máxima segurança mesmo em condições de menor visibilidade", avalia.

Além da classificação SBMI (lançada nas cartas de navegação aérea), o terminal dispõe de uma estação meteorológica e teve sua rádio incluída no ciclo de aeroportos, assim como outras novidades.


Localização


O Aeroporto de Maricá já atende à indústria offshore por conta de sua localização, a 200 quilômetros em linha reta dos principais campos em operação no pré-sal da Bacia de Santos. Agora, além de poder receber voos comerciais regionais, passa também a poder funcionar em tempo integral, o que torna o terminal uma base de apoio para eventuais operações de resgate nas plataformas e de voos médicos de emergência.


Com colaboração de Amanda de Oliveira


Use #GazetaConectada


📌 Acompanhe a Gazeta Conectada nas redes sociais!


👉 Siga a Gazeta Conectada no Facebook

👉 Siga a Gazeta Conectada no Instagram

PUBLICIDADE

Stories Restaurante de Sushi - Propaganda.png